Sobre o projeto

O NEG(A) – Núcleo de Estudos dos Gêneros (Auto)Biográficos surgiu como uma tentativa de conferir maior visibilidade e fisionomia institucional ao trabalho que venho realizando — junto com alguns orientandos, ex-orientandos, e colegas cujo trabalho tem conexão com o que proponho — a partir de meu projeto central de pesquisa.

As várias denominações que o projeto já recebeu discriminam alguns marcos de sua transformação e desenvolvimento. Assim, iniciamos como investigadores interessados nas Poéticas Contemporâneas dos Gêneros Biográficos (2014-2015), ampliamos o foco do corpus e passamos a trabalhar com as Poéticas Contemporâneas dos Gêneros (Auto)Biográficos (2015-2016), nos dirigimos a um exame das Poéticas do processo na biografia literária contemporânea (2017-2018) e estamos agora (Junho 2018) trabalhando com as Poéticas na biografia literária contemporânea: Processo e ficcionalização do biográfico (2018-2019). O problema comum, atravessando todas essas inflexões, é um exame dos modos de fazer biografia hoje — ou de sua “poética”. Além disso, há uma atenção voltada aos experimentos com a forma que tem lugar ao longo do século XX e que impactam nosso entendimento dos limites e características dos gêneros que associamos ao interesse em escrever uma vida.  Partindo de discussões avançadas por, entre outros, Pierre Bourdieu, François Dosse, Leonor Arfuch e Eneida Souza, nos propomos a explorar o “espaço biográfico” contemporâneo em busca de experimentos, invenções, inovações, hibridações e, de maneira geral, do que quer que nos pareça provocante e instigante na produção de biografias, autobiografias, e gêneros afins.

Aqui no blog, queremos divulgar as atividades que realizamos na UFBA, explorando a cada postagem um aspecto de nossa pesquisa, e buscando com isso ampliar a rede de interlocuções do projeto. A biografia ainda é um tema relativamente pouco explorado, e nos interessa operar de forma a favorecer o diálogo e a integração dos pesquisadores interessados no tema no país.  Produzindo o blog, buscamos também construir um espaço para que os pesquisadores e orientandos se exercitem em uma escrita que não seja balizada pelo formato acadêmico tradicional, e desenvolvam habilidades de comunicação a respeito do que investigam a partir de uma forma mais aberta e pontual como o post. Desejamos dialogar com uma comunidade que não é necessariamente acadêmica: a comunidade dos interessados em biografia. Por isso, buscamos comentar incidentes, notícias, curiosidades, eventos, filmes, documentários – o que quer que esteja na região do projeto e que possa servir para convocar diálogos, ampliar o círculo de conversações construídas no devir de nossas pesquisas.

Seu comentário é sempre bem-vindo, quer nos próprios posts, quer pelo email negaufba@gmail.com.

Antonio Marcos Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s